Direito adquirido

A falta de respeito das empresas de telefonia contra os consumidores é consequência da complexidade que envolve a tecnologia de ponta.

Mas a situação do consumidor é bastante agravada pela inércia da ANATEL, a agência encarregada de regular o setor de telefonia. Essa regulação tem como objetivo, entre outros, a proteção do usuário, o chamado hipossuficiente (a parte mais fraca).

Detectei um atendimento da TIM que comprova esse comentário.

A empresa lança alguns planos para atrair a atenção e a adesão do consumidor. Num deles, chamado TIM LIBERTY, o usuário tem por 49 reais 100 minutos (ligações para outras operadoras), 100 torpedos e fotomensagens, ligações ilimitadas para usuários TIM, ligações DDD ilimitadas para celulares e fixos da TIM e internet ilimitada.

A primeira surpresa, desagradável, vem quando o usuário fica sabendo que a internet não é ilimitada, mas sofre a cobrança de 29 reais.

O contrato é por um ano, mas a empresa costuma mudá-lo no meio do caminho, sem nenhum aviso ao usuário contratante.

Foi o que aconteceu com o usuário que nos relatou sua experiência, cujo nome omitimos para não atrapalhar o seu processo judicial. Começaram  a cobrar as ligações em que havia franquia.

Ao reclamar, o usuário teve mais uma surpresa. Ao avisar o atendente do 0800 que estava gravando o atendimento, recebeu a advertência de que a conversa seria encerrada ante aquela informação.

Perguntou por que e recebeu a pífia justificativa de que só eles, os atendentes da TIM, podiam gravar. O usuário, não!

O diálogo foi gravado, assim mesmo, pelo consumidor e é um primor de atendimento contra o consumidor.

E olhe que tanta tecnologia à disposição da companhia não está sendo usada em favor do consumidor, pois sempre que ele liga, perguntam-lhe todos os seus dados pessoais, já passados, tantas e tantas vezes, aos atendentes anteriores!

Enfim, os contratos são intocáveis antes do seu término, não podem ser alterados, avisando o consumidor ou não. E o consumidor pode, sim, gravar seu próprio atendimento.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: