Avatares desnudados

Na internet, especialmente, no Twitter, as pessoas se comemoram, se escondem, se exibem, se apresentam e algumas até são sinceras. Estão ali para aumentar sua teia de relacionamentos profissionais ou pessoais.

O perfil é feito pelo próprio interessado, que aduz ou omite o que lhe interessa. Alguns perfis apresentam uma pessoa e os escritos (posts) apresentam outra, motivo por que aparece, com frequência a palavra “fake”, para indicar que duvidamos daquele conteúdo.

Há quem siga pessoas famosas, na ilusão ou esperança, que no mundo virtual são exatamente a mesma coisa, de que elas vão revelar detalhes de sua vida artística ou pessoal, seus dramas, suas vitórias ou, simplesmente, as coisas que as revistas semanais ainda não deram a lume.

Por isso, venho apoiando, de quando em vez, os encontros de twitters, como o que aconteceu no último fim de semana em Bento Gonçalves, RS, por iniciativa de Rute Vera e Luiz Afonso, twitters gaúchos de primeira linha.

Atrás de um avatar há sempre um mistério, uma pessoa real ou um perfil elaborado para nos conquistar, para o bem ou para o mal. Nos encontros, ficamos sabendo a quem pertence este ou aquele avatar, a sinceridade de um sorriso, a seriedade de alguns propósitos e, quase sempre, a razão por que cada um de nós está aqui, na twitlândia.

Já fui a alguns encontros e, sinceramente, além das brincadeiras, das amizades, dos folguedos, das bebidas e da gastronomia, colhi pouco em informação e material de real interesse.

Neste não. Havia densidade. Conheci professores, jornalistas, editores, estudantes, advogados, servidores públicos e, de modo geral, gente com conteúdo de vida, experiência, sem descartar as outras boas coisas do encontro: amizade, carinho, afeto.

Depois do encontro, as pessoas já não conversam com um avatar, mas com um amigo, uma pessoa conhecida, de quem podemos até ouvir, nas entrelinhas do tempo e da memória, seu riso, suas brincadeiras, suas verdades, suas angústias, seus projetos de vida.

A diferença brutal entre o antes e o depois é que os outros avatares da timeline estão ali, ainda escondendo seus mistérios, esperando para serem desvendados. Os nossos amigos já não são apenas avatares, são realidades, são relacionamentos reais, são afetos verdadeiros que nos cumprimentam de manhã e nos acompanham pelo resto do dia.

Têm filhos, têm maridos, namoradas, expectativas, trabalho, obras realizadas ou em processo de construção. São pessoas de verdade.

Por isso torço para que o próximo TwitterMix aconteça logo (programado para julho, mas quem garante que ele não vá saltar da timeline em um oportuno e benfazejo parto prematuro?) e que mais avatares sejam revelados.

Na reunião tivemos palestras interessantes sobre mídias sociais, sobre perspectivas desse tipo de comunicação, discussões acaloradas e construtivas sobre o futuro da internet e, sobretudo, quanto às múltiplas formas de uso dessa ferramenta de interação.

Alí não éramos 25, 30 pessoas, mas dezenas de milhares de outros twitters conectados a cada um dos participantes, on line, discutindo, opinando, vendo imagens do evento e comentando seus temas. Em tempo real! Essa é a realidade do twitter, que, os encontros o demonstram, nada tem de virtual.

Para finalizar, o encontro de Bento Gonçalves demonstra que por trás desses avatares há muita emoção, pronta para aflorar em um novo tipo de conexão cósmica, atemporal. Uma nova dimensão de amor que ainda não entendemos bem como pode existir, mas que, definitivamente, nos conquistou mentes e almas.

Que venha o próximo e parabéns ao irrepreensíveis organizadores do TwitterMix de Bento Gonçalves.

Anúncios

3 Respostas

  1. Meu querido amigo, o q é isso?
    Estou, novamente, a chorar aqui em frente a esta tela.
    João, meu querido João, realmente aqui as pessoas se desnudam (ou não), mas sabemos de sua alma desnudada, somente qdo a vemos olho no olho, sorriso a nossa frente, voz, tato, calor, abraço, carinho, afeto…
    Fico imensamente feliz por saber q pude proporcionar algo assim a pessoas tão especiais como tu, teus filhos e todos q aqui estiveram.
    Obrigada por ter vindo, por ter aceito meu convite!!
    Sei, agora, mais q nunca, q valeu a pena.
    Um beijo com muito afeto
    Rute, tua amiga aqui no sul… conta comigo, sempre!

  2. João,

    Poeta de sentimentos que ainda reverberam em nosssas mentese corações. Parecia que sempre nos vimos e sempre nos amamos, e que aquela viagem de domingo era de um grupo que se reencontrava pela milionésima vez… #mucholoco…

    Pena que as famílias todas não estejam na mesma vibe… imagina um reveillon destes, de twitteiros loucamente irmanados, em plena passagem para ano novo? #loucura total! 😀
    Adoro vc e sua prole! #Beijosnocoracao #correntedobem #amizadeeterna – Twittermix – o marcozero deste grupo! Que venham outros!. Vany, ou apenas… @mosaicosocial

  3. Tchê,

    Con certeza entre los hermanos no hay gente como ustedes. Lo bueno de todo eso es que gracias a ti puedo finalmente declarar mi alma argentina, heheh

    Quando se move o mundo, o mundo com certeza nos move. E foi isso que fizemos, movemos o mundo e ele retribuirá.

    bjs em todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: